As tecnologias mudaram a vida de todos. Agora, as mídias fazem parte da rotina, trazendo informações do mundo. Pode-se dizer que é quase impossível passar o dia sem saber das notícias – e elas chegam a tempo real.
Claro que um dos meios de comunicação ainda bastante válido é a televisão. Portanto, esse aparelho merece destaque na decoração, sobretudo recebendo o apoio de um móvel muito especial, o rack.
O que são racks?
Já se pôde entender, portanto, que o rack apresenta um papel fundamental nas decorações de salas com televisão.
Isto porque este móvel foi totalmente desenvolvido pelos designers visando dar suporte à televisão e a todos os seus equipamentos complementares – como de TV a cabo, por exemplo. E, basicamente, é um balcão que pode ser ficar posicionado sobre o piso ou ser suspenso, instalado diretamente a uma parede.
É possível usar rack sem painel para TV?
É comum surgir esta pergunta no momento da compra do rack. O motivo disso é que muitos modelos são vendidos em conjunto com um painel para TV. É que os aparelhos de televisão que existem atualmente são bem leves e poderiam ser fixados mais ao alto. E para não danificar a estrutura da parede – com suporte e parafusos -, a solução encontrada pelos designers foi o tal painel para TV.
É claro que a pessoa pode optar por posicionar a televisão a um nível mais baixo – vai da sua preferência. Sendo assim, ela poderia deixar a televisão somente apoiada sobre o rack.
Neste caso, a sua maior preocupação seria em como disfarçar aquele conjunto de fios que liga o aparelho a outros aparelhos e também à rede elétrica. Mas até para isto já existem soluções de decoração, basta pesquisar.
Como escolher um rack para a sala?
Embora exista, hoje, a opção dos móveis planejados – feitos sob medida -, a pessoa sempre pode pesquisar, antes da compra, os modelos prontos que o mercado oferece.
É que os fabricantes já possuem muitos modelos em seus catálogos – que, como dito antes, podem ou não fazer conjunto com painéis. O legal é que sempre é possível encontrar um modelo que combine com a proposta de decoração.
As versões do móvel mais fáceis de serem encontradas nas lojas são as de linhas retas, design clean, e em cores neutras – como preto, branco e madeirado claro. Os em estilo retrô ou vintage estão também bastante em alta e ficam bonitos colocados em destaque nas decorações em meio a peças de mais moderno.
Todavia, é importante saber escolher um modelo que não só combine com o ambiente, mas que atenda às suas necessidades.
O rack da TV pode apresentar a mesma cor do painel, mas, neste caso, o conjunto deve se destacar do pano de fundo – ou seja, a parede atrás.
Em alguns casos, ambas as peças podem se contrastar, apresentando tonalidades diferentes. Só que uma característica que todo rack deve apresentar, independente do aspecto, é ter no seu volume muitos nichos abertos para aparelhos de suporte – como DVD e outros.
O design do rack escolhido também pode apresentar outros detalhes especiais. Por exemplo, gavetões com espaço para guardar controles, CDs e mais.
Também portas revestidas de espelho, fazendo o móvel se destacar no cenário e tornando a decoração da sala mais sofisticada. Pés elevados ou rodízios que ajudam a facilitar a limpeza do ambiente. Além de partes extensivas, que permitem o seu tampo aumentar de tamanho.
Enfim, opção de racks é o que não falta no mercado. Escolher entre um modelo e outro pode ser tarefa difícil.
Além disso, um detalhe que pode mudar completamente a decisão de compra é o tamanho da peça. Digamos que o rack não pode ser nem maior e nem muito menor que a parede onde ele será encostado; também que ele precisa ser proporcional à tela da TV ao qual dará suporte.
Qual a melhor posição para o rack?
Não existem regras fixas quando se trata de decoração de interiores. Na verdade, podem-se encontrar exemplos de projetos onde o rack foi projetado para ficar solto, no meio do layout, fazendo divisão entre dois ambientes – como sala de jantar e sala estar -, mas isto é raro. Na maioria das vezes, os racks são colocados encostados à parede principal das salas.
O recomendado é que o rack da TV seja posicionado de frente para o sofá da sala. Se houver mais de um estofado, o mesmo deve ficar de frente para o sofá principal ou o maior.
Indica-se evitar, sempre que possível, colocá-lo no lado oposto à janela do cômodo, já que isto poderia prejudicar a visão das imagens passadas na tela da TV. E é fundamental também que a posição do rack na planta não prejudique a circulação na sala.
Aqui vai uma dica: se você possui um rack pequeno para uma parede grande, “estenda” a peça colocando de cada lado do móvel outros elementos. Por exemplo, um vaso e uma luminária de piso, ou duas poltronas.
Outra sugestão é que, em alguns casos, um móvel antigo, como um aparador ou balcão buffet – se apresentar a altura certa –, pode substituir o rack.
E ai? Já definiu qual vai ser o rack da sua sala?
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.