Dormir uma noite tranquila e confortavelmente bem é algo que não se pode precificar. Contudo, existe um tipo de produto que a pessoa pode investir dinheiro de modo a melhorar o relaxamento de seu corpo, a posição de sua coluna, a qualidade de seu sono e a saúde de um modo geral.
E este seria o colchão – e a tendência atual não são os colchões convencionais, mas as camas box.

Entendendo a diferença entre cama de colchão convencional e cama box
No passado, o comum era encontrar nas lojas modelos de camas mais simples, em metal ou madeira, com estrado, pés altos e cabeceira. Sobre elas ficavam colhões, que, de primeiro, eram feito de palha, crina de cavalo e outros materiais naturais; e que, depois, passou a ser de espuma.
Hoje, a tendência são os colchões em sistemas “pocket”, “pillow top”, em espuma viscoelástica; e principalmente os em estilo box.
Mas, o que é cama box afinal? Bem, é uma cama simples, que não possui estrado ou cabeceira, mas uma base ou suporte para colchão. É como se nem houvesse uma cama propriamente dita, só um “gordo” colchão sobre pés e rodízios.
Tem até alguns modelos que possuem baú, possibilitando armazenamento interno de travesseiros, cobertas e edredons.

Característica gerais das camas box
Camas box possuem um visual minimalista e moderno que tem agradado bastante os consumidores. Sua estrutura é prática, funcional, leve e resistente; ocupa menos espaço; e pode ser facilmente movida para a higienização do ambiente.
E seu colchão é bastante confortável, permitindo uma noite de sono muito mais agradável para seu usuário – deixando, assim, seu corpo e mente mais saudáveis.

Quando inseridas na decoração, as camas box ficam muito bonitas e elegantes. O motivo disso, em princípio, pode ser suas proporções – em especial sua altura.
Mas também o fato de o móvel poder receber uma cabeceira totalmente personalizada – inclusive podendo “abraçar” os criados-mudos.

E, por fim, seus acessórios – kit com travesseiro, almofadas, colchas, lençóis e abas em tecido.
De todas as características relevantes das camas box, a que mais pode impactar o planejamento decorativo de um quarto são as proporções do móvel.

Dependendo das medidas, todo o layout do cômodo acaba sendo alterado. E isso por sua vez deve interferir na rotina do morador e na qualidade de seu descanso.
Mas, embora existam medidas usuais para camas box, estas dimensões podem devem ser de preferência do usuário.

São medidas usuais para cama box:
- Cama de solteiro comum com 0,88 cm de largura e 1,88m de comprimento.
- Cama de casal comum com 1,38m de largura e 1,88m de comprimento.
- Cama Queen Size com 1,58m de largura e 1,98m de comprimento.
- Cama King Size com 1,93m de largura e 2,03m de comprimento.

Jeito de escolher um modelo certo de cama box para casa
Se a cama box é como um colchão sobre pés ou rodízios, então ela deveria ser escolhida com a mesma seriedade que um colchão para uma cama convencional.
A pergunta que a pessoa precisa se fazer antes de sair definindo um modelo certo de cama box para casa é quanto conforto ela deseja ter? Pois a resposta para esta pergunta pode mudar completamente sua escolha!

Se um colchão é ruim, mole ou duro demais, pode comprometer noites
de sono e provocar dores musculares, câimbras, desvio de coluna e outros problemas. Por isso, de todos os critérios para a escolha de uma cama box, a coisa mais importante que a pessoa precisa avaliar é a densidade.
E existem valores ideais correspondentes para cada peso e altura – qualidade que, infelizmente, se perde após cerca de 8 anos de uso.
São alguns valores de densidade para colchões:
- para 50 kg e altura de 1,50 m = D23;
- para 60 kg e altura de 1,70 m = D26;
- para 80 kg e altura de 1,70 m = D28;
- para 90 kg e altura de 1,80 m = D28;
- para 120 kg e altura de 1,80 m = D33; e
- para 150 kg e altura de 1,90 m = D40.

Agora, se descobrir a densidade de colchão certa para seu peso e altura ainda não for conforto o bastante, a pessoa ainda poder optar por mais condições de compra. Tem modelos de colchão que vem com molas ensacadas e espuma extra.
Os que são ortopédicos, feito com viscoelástico. E ainda os antialérgicos, os com magnetos, infravermelhos e massageadores. Tudo pelo conforto!

Agora, chegou a vez de você escolher uma cama box para o seu quarto. Então, o que você vai querer? Qual o modelo, o tipo de densidade e tamanho de móvel que prefere?
Estas dicas para escolher colchão de cama box foram criadas pela equipe Viva Decora.