Papel de parede não é mais um artigo de decoração visto apenas em palácios. Nos dias de hoje, há modelos de vários tons, estampas, gramaturas e também de preço.
Mesmo uma proposta de design para uma residência mais humilde pode prever a aplicação de tal material em uma parede, teto ou outra superfície. Contudo, assim como fora no passado, isso ainda é um sinônimo de riqueza.
Confira dicas e imagens especiais que comprovam que é possível deixar uma casa com visual mais bonito e atual com papéis de parede!

Onde aplicar papel de parede na casa
Todo conjunto ambientado fica mais bonito com o acréscimo de um papel de parede.
Pode-se aplicar o material em todos os ambientes de uma casa, até mesmo em lavabos e cozinhas. Sim, recentemente, as fábricas conseguiram evoluir certas tecnologias, permitindo que se pudesse fabricar tipos de papéis inclusive para áreas úmidas. Então, é possível afirmar que o produto se tornou muito mais versátil!

Agora, se a pessoa quiser muito pode colocar um tipo de papel no hall de entrada, um na sala de estar e jantar, um no quarto, um na cozinha e outro no banheiro. Ou seja, a casa inteira ficaria mais colorida, divertida e personalizada.
Foi-se o tempo em que todos os ambientes precisavam combinar. A tendência agora é escolher um estilo e diversificar o mesmo por todos os cantos, mas mantendo certa unidade.

É até melhor que o designer de interiores não utilize o mesmo papel de parede em toda a casa. Sabe-se que cada ambiente tem funções diferentes. Assim sendo, eles não podem ser decorados de forma igual.
A regra é muito simples, todo setor deve despertar efeitos diferentes nas pessoas – alguns de socialização, outros de calmaria, outros de criatividade. E é deste modo que o projetista tem que pensar os espaços.

Qual o tipo de papel indicado para cada setor da casa
A entrada da casa tem que ser mais chamativa. A ideia neste setor é convidar as pessoas a adentrarem ao lar. Se elas se sentirem bem recepcionadas, bem à vontade, há uma chance maior de elas voltarem.
Portanto, é melhor que o hall de entrada e a sala de estar recebam um revestimento de parede de cor ou estampa alegre e divertida, seguindo aquilo que é proposto pelo projeto de decoração.

Na área da cozinha e sala de jantar – que muitas vezes são integradas – a ideia deve ser também estimular a boa convivência; fora isso, a boa alimentação.
Cores alegres – como o laranja, o vermelho, o amarelo e o verde maçã – são bastante utilizados, nos dias de hoje, em projetos para ambientes assim. Estes tons fazem as pessoas lembrarem-se das frutas e verduras que fazem bem à saúde.

Para lavabos, não existe uma regra que dite qual a cor é mais indicada. Mas, a pessoa precisa ter em mente que esses ambientes são relacionados à prática do descarte de detritos e higienização corporal.
Por isso, é preciso também escolher um papel que seja não só bonito, mas que transmita a ideia de limpeza, apesar da função do local. Cores como o branco, o verde e o azul claro combinam muito bem com esse setor.

Nos dormitórios, o decorador pode brincar mais com os tipos de papel existentes. Os de casal ficam charmosos com papéis geométricos, florais e adamascados em tons neutros e suaves.
Os de solteiro, com os xadrezes ou os com desenhos de bichinhos e personagens animados. E em home offices é possível usar revestimentos mais escuros, de tons vivos e desenhos agressivos, que estimulam a criatividade.

Quais os tipos de papel de parede existentes à venda
A indústria de artigos para construção civil tem inovado nos últimos anos lançado muitos modelos diferentes de papéis de parede.
Agora, há rolos também:
- com grafismos;
- em três dimensões;
- em degradê;
- imitando textura de cimento, madeira, pedra e tijolo;
- os metálicos;
- retrôs;
- vintages.
E muito mais.
Escolher entre um ou outro vai depender tanto da proposta do designer quanto do gosto – e do bolso – do proprietário do imóvel.
Quando a pessoa estiver numa loja de artigos para o lar vai se deparar com várias opções de papéis. Ela deve saber que cada produto ali disponível tem características específicas e foi pensado para ser aplicado em um determinado setor da casa.
Os vinílicos são ótimos para áreas molhadas. Os em celulose servem para ambientes secos. E ainda têm os em TNT, os acetinados e texturizados. É preciso pesquisar para saber mais!

Como aplicar papel de parede nos interiores
O designer pode propor soluções diferentes e criativas para a aplicação do papel de parede escolhido. Normalmente, os papéis são aplicados verticalmente, de cima para baixo na parede.
Para saber quanto de material é preciso para cobrir a superfície basta dividir o metro quadrado de área de parede pelo metro quadrado de papel. Assim, sabem-se quantos rolos é preciso comprar.

Em tese, o cálculo é muito simples, mas o resultado final pode variar de acordo com o modelo de papel escolhido. Rolos lisos ou com estampas geométricas, como os listrados, são mais fáceis de serem aplicados lado a lado.
Só que os com desenhos de folhas, flores ou outras texturas desparelhas são mais difíceis de serem emendados. Neste caso, por precaução, é melhor reavaliar a quantidade de material a ser comprado.
Que achou dessas ideias? vai começar a usar papéis de parede em sua casa em qual cômodo?
Estas dicas de decoração com papel e parede foram criadas pela equipe Viva Decora.